http://i1136.photobucket.com/albums/n490/SirSarah/Rukia.jpg Zanpakutous



As Zanpakutous (斬魄刀, Cortadoras de Alma) são as espadas usadas pelos Shinigamis. Estas espadas são usadas tanto para a purificação de almas, como para lutas. Elas normalmente estão seladas para se assemelharem com espadas comuns. O principal motivo para isso é para que o poder do seu estado liberado não influencie no mundo real.Como dito anteriormente, as Zanpakutous normalmente estão seladas, mas é possível quebrar este selo. Porém, só é permitido isto em momentos de emergência. Uma Zanpakutou possui duas quebras de selo, que são: Shikai (始解, Liberação Inicial) e Bankai (卍解, Liberação Definitiva).

Com a Shikai liberada, o portador ainda consegue usar habilidades especiais, que até então não conseguia. A diferença de saber o nome do ataque também faz diferença aqui. O usuário pode aprender uma técnica de sua espada sozinho, mas somente a entidade pode dizer o nome dela. Saber o nome faz uma enorme diferença na hora de usá-la. Ao clamar o nome da habilidade, o Shinigami consegue controlá-la mais facilmente e a potência da técnica também é aumentada. 

Para ser capaz de invocar a Bankai, é necessário um árduo treinamento. Materializando a entidade que vive dentro da Zanpakutou para o mundo real, o Shinigami deve confrontá-lo e vencê-lo. Para fazer tal ato, anos de treino e experiência são precisos. Por isso, pouquíssimos conseguem realizá-lo. Há ainda mais um tipo de liberação: a dos Arrancar. Nela, a liberação é totalmente diferente das dos Shinigamis. Para mais informações, visite nossa seção sobre os Arrancars.